terça-feira, 8 de março de 2011

8 de março - Dia internacinal da mulher - Reflexões



Ano passado, estava eu, plena manhã de 8 de março, com meu cérebro desligado, viajando em bobagens de internet, quando recebo um e-mail enviado a mim e a vários amigos pelo meu amorzinho querido. Com a autorização dele, postarei aqui, pois acredito que toda pessoa deveria pensar sobre isso:

"O dia das mulheres não era pra ser uma data machista, mas acabou se tornando.


Eu não parabenizo as mulheres nessa data. Pq eu faria isso??? O q as mulheres q eu conheço fizeram que mereça parabéns pelo simples fato de serem mulheres? Afinal, as mulheres não lutaram tanto para que fossem tratadas como iguais? (como de fato são)

Para mim, isso é uma atitude machista; como se os homens devessem parabenizá-las por conseguir fazer td o q eles fazem. Elas são inferiores a eles? eu acho que não.


O 8 de março deveria ser uma data para lembrarmos da vergonha que os homens imprimiram na história e das histórias de tds as mulheres que no passado lutaram e morreram por seus direitos (aliás, deveriamos lembrar disso tds os dias, mas isso já é outra reflexão...). Elas é que merecem parabéns, pq com seu amor e seu sangue mudaram o mundo (embora saibamos que ainda existem algumas coisas a mudar).


Mas quantos se lembrarão disso hj??? Os homens apenas desejam parabéns, dão uns bjs e abraços. E as mulheres, o que é pior ainda, se satisfazem com isso!!! Aquelas coniventes com isso, na minha opinião, jogam fora toda a herança que suas antecessoras deram a vida para conquistar. É mt facil desvalorizar o que não lutamos para ter!!!


Tlvz elas achem que sempre foi possivel falar o que pensa, ter amigos e fazer amor com quem quiser, e que o dia das mulheres existe só para receber flores e alimentar o ego feminino. É por atitudes assim que nossa sociedade ainda não se livrou de vez do machismo; homens e MULHERES ainda acham que elas são florzinhas delicadas que tem que ser cuidadas, princesas virgens que tem ser resgatadas, seres que merecem ser parabenizados pelo simples fato de terem dois cromossomos X...



É claro que existem diferenças inerentes aos dois sexos, mas isso não justifica muitos comportamentos sociais que vemos hj. Se as mulheres querem igualdade de fato, ajam como iguais e exijam dos homens que as tratem assim. Podemos começar nem dando nem aceitando parabéns hj, certo? ;D


E em anexo vai uma música bem bunitinha que gera com bom humor uma reflexão sobre a história e o papel feminino."

A música é "Banheira" (Intérprete: Natália Mallo, Composição: Natália Mallo e Mathilda Kovak).Para escutar, clique aqui.

Alguns e-mails de outras pessoas depois, a existência do dia da mulher foi colocada em xeque. Eu questionei a data comigo mesma, li algumas coisas sobre a criação da comemoração e aí saiu isso aqui:

"Concordo totalmente com a afirmação de que a comemoração do triste dia 8 de março perdeu sua verdadeira identidade. Concordo que mulher nenhuma merece parabéns por ser do sexo feminino. Entretanto, apoio completamente a existência do dia da mulher, que não é apenas um dia de homenagens MERECIDAS, mas também um dia em que diversos países (que conhecem o sentido da data) param para discutir sobre a situação feminina na sociedade atual. Esta é a verdadeira função da data, função esquecida ou desconhecida por muitos de nós (eu mesma acabei de descobrir isso).


Mas homens e mulheres não são iguais socialmente falando? NÃO. Ainda não, por isso esse dia ainda é importante. Por isso acredito que merecemos esta pequena homenagem, TODAS NÓS! Sabe por quê? Porque morremos queimadas por exigirmos melhores condições de trabalho, porque ganhamos menos fazendo o mesmo trabalho, porque ainda temos que ouvir ignorantes dizer: " a maioria dos cientistas famosos são homens porque as mulheres são preguiçosas. Não gostam de trabalhar", porque somos ridicularizadas toda vez que colocamos a mão em um volante de um carro (objeto quase sempre associado à imagem masculina), porque somos espancadas e estupradas por termos menos massa muscular, porque temos que ouvir todo tipo de piada idiota por cuidarmos da casa, dos nossos filhos e dos filhos de nossas sogras praticamente sozinhas depois de passarmos o dia trabalhando fora, porque temos que ouvir "quem é esse cara? mulher num tem amigo homem, não!" toda vez que um amigo nos telefona, porque não podemos pedir em namoro a pessoa que amamos, porque somos treinadas para sentar, andar e nos vestir da forma mais desconfortável possível desde os 2 anos de idade e porque lutamos contra tudo isso ao mesmo tempo.



É claro que muitas de nós não lutam, mas muitas o fazem e todas passam por no mínimo um tipo de discriminação no mês. Indo das piadas imbecis que vocês homens contam até um orc que enche a ex-mulher de bala porque ela deu um pé-na-bunda do canalha (e ainda temos que ouvir alguém soltar o comentário quando vemos a repostagem no jornal: "ela deve ter botado um chifre nele, bem feito". Meninas, quantas de vocês ouviram piadas machistas ontem? Eu só ouvi uma, um recorde!


Merecemos a homenagem, sim! Não só no dia 8 de março, seria ótimo se nossa luta fosse lembrada todo dia, aliás seria perfeito se nem precisássemos de um dia como esse! Mas ainda precisamos, infelizmente.


Concordo que não deveríamos ficar satisfeitas com um "parabéns" (parabéns por quê? por sobreviver até aqui?). O que realmente deveríamos querer ouvir dos homens é "tô contigo nessa luta!""

E ai? O que você acha?

2 comentários:

  1. A maioria das mulheres realmente faz questão de esquecer qual o verdadeiro sentido de tanta luta em prol da causa feminista. E isso não se dá por achar um causa ruim, NÂO! Na verdade, a maioria destas enche a boca pra falar da luta que é ser uma mulher enquanto esbanja futilidades ou exige que o namorado/marido pague todas as suas despesas, mesmo que ela trabalhe (coisa que eu acho particularmente humilhante!!!).
    Mas nada pior pra mim que, em meio a conversas machistas, ser comparada a este tipo de mulheres... dá vontade de bater nos homens que dizem isso e nas mulheres que continuam a defender estas posições, não percebendo o triste papel que estão desempenhando.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu blog e otimo, e muito criativo, se depois vocês quiser olhar o meu blog e dar a sua opnião eu ficarei muito grato: http://derlandreflexivo.blogspot.com/

    ResponderExcluir